Em julho deste ano, a Unesco concedeu ao Sítio Roberto Burle Marx o título de Patrimônio Mundial. Com isso, o Brasil passa a ter 23 sítios e práticas inscritas na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, que reúne bens, conjuntos e práticas de valor material e imaterial.
De acordo com a Unesco, os 23 bens e práticas tombados no Brasil podem ser divididos em Patrimônio Cultural, — "composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico" — e Natural — "formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional".
Conheça a seguir a lista de bens e práticas no Brasil inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
Sítios do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil
1980 - Cidade Histórica de Ouro Preto, Minas Gerais
Datada do final do século XVII, a cidade de Ouro Preto foi um local estratégico durante a corrida da mineração no interior do país, que aconteceu ao longo do século XVIII. Destacam-se igrejas barrocas, pontes, chafarizes e as esculturas do artista barroco Aleijadinho.
1982 - O Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
Fundada no primeiro século da invasão portuguesa, Olinda tem sua história ligada ao ciclo do açúcar. Passou por domínio holandês no século XVII, época em que fora saqueada. Seu tecido urbano central existente ainda hoje data do século XVIII. Destacam-se jardins, igrejas barrocas, conventos e outras edificações e espaços da época.
1983 - Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande de Sul e Argentina
As ruínas de São Miguel das Missões, no Brasil, e as de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nuestra Señhora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina, se localizam na região dos pampas, bioma característico do extremo sul do país. As ruínas são o que restou de cinco missões jesuíticas construídas em território Guarani nos século XVII e XVIII.
1985 - Centro Histórico de Salvador, Bahia
Salvador foi a primeira capital brasileira, entre 1549 e 1763, e se tornou o primeiro mercado de pessoas escravizadas do Novo Mundo. Durante aquele período, milhões de escravizados chegaram da África para trabalhar em plantações de cana de açúcar em diferentes regiões do país. Da arquitetura da cidade, destacam-se alguns conjuntos coloniais de excepcional valor, caracterizados por casas de cores intensas, decoradas com finos trabalhos de estuque.
1985 - Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, Minas Gerais
Datado da segunda metade do século XVIII, o santuário é formado por uma igreja de interior decorado em estilo rococó, uma escadaria externa decorada com estátuas dos doze profetas, e seis capelas (passos) que representam as Estações da Cruz, que abrigam esculturas de Aleijadinho.
1987 - O Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal
Construída entre 1956 e 1960, Brasília é um marco na arquitetura nacional e ponto de inflexão no modernismo internacional. De autoria de Lúcio Costa, o Plano Piloto é complementado por alguns dos edifícios mais elogiados da extensa obra do arquiteto Oscar Niemeyer.
1991 - Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí
Pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos marcam as superfícies rochosas do Parque Nacional da Serra da Capivara. O sítio é testemunho de uma das ocupações humanas mais antigas da América Latina.
1997 - Centro Histórico de São Luís do Maranhão
Fundada por franceses, ocupada por holandeses e, posteriormente, dominada pelos portugueses, São Luís tem seu centro histórico datado do final do século XVII. Um período de estagnação econômica no início do século XX garantiu a preservação de grande número de edifícios históricos, resultando em um centro antigo relativamente bem conservado.
1999 - Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais
Resultado da corrida por pedras preciosas no interior do país, Diamantina data do século XVIII e apresenta uma intrincada localização, encravada em meio a uma cadeira de montanhas rochosas.
2001 - Centro Histórico da Cidade de Goiás
O traçado urbano da cidade, dá época da ocupação e a colonização das terras do Brasil central ao longo dos séculos XVIII e XIX, é exemplo do desenvolvimento orgânico de uma cidade mineradora, adaptada às condições da região.
2010 - Praça de São Francisco, na cidade de São Cristóvão, Sergipe
Cercado por edificações antigas muito relevantes, como a Igreja e o Convento de São Francisco, a Igreja e a Santa Casa de Misericórdia e o Palácio Provincial, a Praça de São Francisco sintetiza, de algum modo, a história da cidade de São Cristóvão desde sua origem.
2012 - Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar
Mundialmente reconhecido por convergir cultura e natureza em um cenário excepcionalmente belo, o sítio do Rio de Janeiro abrange a ocupação urbana e também os elementos naturais que moldaram e inspiraram o desenvolvimento da cidade, como as montanhas do Parque Nacional da Tijuca, o Corcovado e a Baía de Guanabara.
2016 - Conjunto Moderno da Pampulha
Construído entre 1942 e 1943, o projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas, entre eles, o pintor Cândido Portinari.
2017 - Sítio Arqueológico Cais do Valongo
Localizado na antiga zona portuária do centro do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi construído para o desembarque de africanos escravizados que chegaram ao continente sul-americano a partir de 1811. Cerca de 900 mil africanos chegaram à América do Sul por este local.
2019 - Paraty e Ilha Grande
Aspectos culturais e naturais de excepcional valor para a humanidade caracterizam o sítio de Paraty e Ilha Grande, único patrimônio misto da lista da Unesco no Brasil. O sítio abrange porções territoriais de oito municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo a maior parte em Paraty e Angra dos Reis.
2021 - Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro
Jardins, viveiros de plantas, sete edificações e seis lagos integram este espaço singular. A propriedade também guarda um acervo museológico de mais de três mil itens, que inclui um grande repertório da produção artística do paisagista Roberto Burle Marx.
Elementos do Brasil inscritos nas Listas do Patrimônio Cultural Imaterial
2008 - Expressões orais e gráficas dos Wajapis
Os Wajapis são uma população indígena do norte da Amazônia que pertence ao grupo etnolinguístico tupi-guarani. Têm uma tradição ancestral que consiste em utilizar tinturas vegetais para adornar, com motivos geométricos, seus corpos e outros objetos.
2008 - Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Acontecimento popular festivo que data do século XVII, o Samba de Roda combina música, dança e poesia. Tem origem nas danças e tradições culturais dos escravizados africanos da região e traz elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.
2011 - Yaokwa, ritual do povo enawene nawe para a manutenção da ordem social e cósmica
O povo enawene nawe vive às margens do Rio Juruena, nas florestas fluviais da Amazônia meridional. Todos os anos, na estação seca, eles realizam o ritual Yaokwa, para prestar homenagem aos espíritos e garantir a manutenção da ordem cósmica e da ordem social entre seus diferentes clãs. Este ritual está inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda em 2011.
2012 - Frevo: arte do espetáculo do carnaval de Recife
O Frevo é uma expressão artística de música e dança, praticada principalmente durante o carnaval de Recife. O ritmo frenético e potente de sua música, executada por bandas militares e charangas, baseia-se na fusão de gêneros como a marcha, o tango brasileiro, a contradança, a polca e a música clássica.
2013 - Círio de Nazaré: procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Belém do Pará
Iniciadas no mês de agosto, as festividades do Círio de Nazaré têm seu ponto alto na grande procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro. Na ocasião ocorre o transporte de uma imagem de madeira da Virgem Maria da Catedral da Sé até a praça do Santuário de Nazaré.
2014 - Roda de Capoeira
Simultaneamente uma luta e uma dança, a roda de capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira localizada num território de sobreposição entre tradição, esporte e arte. Os capoeiristas formam um círculo e, ao centro, dois deles “jogam” a capoeira, cujos movimentos requerem grande destreza corporal.
2019 - Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão
O Bumba Meu Boi é um rito cultural fortemente carregado de simbolismos que representa o ciclo da vida, oferecendo uma metáfora para a própria existência humana. A prática envolve formas de expressão musical, coreografia, representação e brincadeira.
Com informações de Unesco.
Publicado originalmente em 30 de agosto de 2021, atualizado em 9 de janeiro de 2023.